Com Plano de Recuperação, Guarda Municipal e trânsito tiveram reforço

Com regularização das contas, 60 novos guardas foram contratados; frota aumentou com 35 novas viaturas.

Ao longo do último ano, a Guarda Municipal se tornou mais presente para a população: foi intensificado o trabalho preventivo e ostensivo em praças e parques e houve reforço em trabalhos específicos, como na Patrulha do Transporte Coletivo, na Balada Protegida e nas operações contra os fura-catracas. Esse é um dos reflexos da melhora da administração da cidade ocorrida  após a implementação do Plano de Recuperação de Curitiba, cujas medidas completam um ano,

A regularização das contas públicas possibilitou, ainda, o chamamento de 60 novos guardas municipais, que estão passando pelo curso de formação e, a partir do mês de setembro, reforçarão o efetivo nas ruas. E, na outra ponta, para melhorar o trabalho do efetivo, a corporação recebeu 35 novas viaturas, 516 novos coletes balísticos e 26 motos, cuja última troca tinha ocorrido no ano de 2012.

Veja também:

Com as contas em dia, foi possível colocar em prática mudanças importantes no trânsito: foram implantados dois binários: entre as ruas Nilo Peçanha e Mateus Leme, do São Lourenço ao Centro da cidade e entre as ruas Major França Gomes e João Alencar Guimarães, no Santa Quitéria. O serviço de guincho, que não existia mais na cidade, foi reativado, possibilitando uma melhor organização do trânsito e segurança viária, fiscalizando o estacionamento irregular nas vias públicas.

Em um ano e meio de gestão, houve investimento de R$ 6,1 milhões em sinalização viária. Desde janeiro de 2017, a equipe da Diretoria de Engenharia da Superintendência de Trânsito (Setran) implantou 271,5 quilômetros de sinalização horizontal, que são as pinturas no pavimento, além de 11,5 mil placas de trânsito. A Setran também instalou ou readequou 40 conjuntos semafóricos – os pares de sinaleiros colocados nos cruzamentos.

Todos os fornecedores da Setran foram pagos. E, com a cobrança aos devedores, foram instituídas novas práticas de gestão financeira no órgão, o que possibilitará ampliar os investimentos com recursos próprios.