Conhecer para Prevenir alcança todas as escolas municipais

Notícias

Criado em 2005, o CPP tem como objetivo orientar e preparar a comunidade escolar para situações de risco e emergências como incêndios, ataques de abelhas ou vazamentos de gás

Nesta segunda-feira (26/3), a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e a diretora de Logística da pasta, Maria Cristina Brandalize, apresentaram o projeto Conhecer Para Prevenir (CPP) a integrantes da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito e a guardas municipais.

Criado em 2005, o CPP orienta e prepara a comunidade escolar para enfrentar situações de risco e emergências, como incêndios, ataques de abelhas ou animais, vazamentos de gás. É realizado pelas secretarias da Educação e da Defesa Social.

As atividades envolvem capacitação de professores, funcionários e estudantes da rede municipal nas áreas de prevenção, combate a incêndios e primeiros socorros. Todas as escolas da rede são atendidas e neste ano as unidades contratadas também participam.

“Dentro da educação para a paz, além de preservar vidas, quero convocar o apoio de todos para preservamos nossas unidades, nosso patrimônio. As escolas pertencem à comunidade e todos precisam zelar por elas”, disse Maria Sílvia.

O coordenador da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro, destacou a importância do CPP. “Graças a esta iniciativa aumentamos a segurança dentro das escolas", contou. "Os profissionais são capacitados para executar e seguir planos de abandono do prédio, primeiros socorros, entre outras emergências, o que garante a segurança dos estudantes e a tranquilidade de suas famílias”, disse o inspetor. Ele afirmou, ainda, que os estudantes atuam como multiplicadores das informações, contribuindo também para a segurança de suas comunidades.

Para o chefe do Núcleo Regional do Tatuquara, Claudinei Aparecido Alberto, a conscientização é fundamental. “Assim, nossos estudantes se manterão calmos e saberão como agir caso haja um incêndio, por exemplo. Por isso, são feitos exercícios simulados desse tipo de situação”, comentou.

Para saber mais sobre o programa, acesse http://www.educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/conhecer-para-prevenir/6930

Boletim de trânsito

Trânsito